
De acordo com a nutricionista Thaina Bonafé, especializada em alimentação vegana e vegetariana, o primeiro passo é se perguntar: quais são os seus objetivos? Se a ideia é emagrecimento, ou se você possui alguma doença crônica, a expert logo sugere o adoçante. “Contudo, deve ser evitado ao máximo os adoçantes artificiais, já que eles estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, coronarianas e câncer”, explica.
Existem ótimas opções de adoçantes naturais no mercado, como xilitol, eritritol, stévia, taumatina e o sorbitol - todos oriundos de frutas, cereais, cogumelos e plantas em geral. Assim, o indivíduo pode experimentar e escolher qual é mais saboroso em sua opinião.
Caso não exista foco em emagrecer ou doenças crônicas, o açúcar pode – e deve – ser optado tranquilamente na alimentação. O cuidado aqui é com relação à quantidade. “Sempre digo que você deve escolher aquele que irá utilizar em menor quantidade na sua rotina”, diz Thaina. “Consumir açúcar ou adoçante em excesso trará prejuízos”, finaliza.